SBD-GO
DICA DE SAÚDE

Envelhecimento – Entendendo como atenuar as marcas do tempo.


Autora: Dra. Karina Pesquero 


O envelhecimento da pele é um fenômeno fisiológico, progressivo e irreversível, caracterizado pela diminuição das funções da pele.  

É um processo inerente ao tempo de vida ou seja, cronológico, também chamado de intrínseco. Está diretamente relacionado as características genéticas e individuais. 

Já o envelhecimento extrínseco, está relacionado aos hábitos de vida como tabagismo, quantidade de exposição ao sol, doenças do organismo que diminuem as defesas naturais ou mutações. 

Destes fatores extrínsecos o mais importante é a exposição à radiação ultravioleta – UVB e UVA. As rugas na verdade sao o resultado da sobreposição do processo de envelhecimento inerente a idade juntamente com os danos cumulativos da radiação e dos outros fatores extrínsecos. 

O sol aumenta a degradação de colágeno e reduz a sua produção. A radiação promove um dano direto nas células da pele com liberação de radicais livres alterando o DNA e causando mutações. 

Estas alterações do sol com o tempo causam grande impacto na aparência do indivíduo pois a pele fica com aspecto áspero, sem viço, manchas claras e escuras irregulares, rugosidades e aumento de vasinhos. 

No envelhecimento não há alterações somente da pele. Há uma visível redistribuição de gordura facial, perda de contorno e volume em diferentes locais da face. Ocorre uma perda de sustentação da pele e um dos primeiros sinais pode ser o olhar cansado. 

A estrutura ósseo muscular também sofre alterações. 

Indivíduos de pele mais escura tem menor chance de câncer de pele e de aparecimento de rugas devido ao fator de proteção mais abrangente da quantidade de melanina quando comparado aos indivíduos de pele clara. 


Medidas preventivas do envelhecimento extrínseco: 

Fotoproteçao: 

O uso de filtros solares deve ser incentivado desde a infância, a partir dos 6 meses de idade, em especial para peles muito claras.O uso regular previne lesões típicas do envelhecimento como rugas e manchas, além de prevenir contra câncer de pele. Deve-se evitar exposição solar desnecessária, como por exemplo bronzear. 

Vestuário: 

Chapéus, óculos escuros e  roupas especiais que possuem FPU ( fator de proteção ultravioleta ) . Este fator é obtido mediante a análise do tecido que permite avaliar a quantidade de radiação que passa por ele (chamado de transmitância). Por exemplo uma roupa com FPU 50 permite a passagem só de cerca de 2% de radiação UV. 

Tratamento do envelhecimento: 

A primeira medida quando se quer tratar os sinais de envelhecimento é procurar um médico especialista, ou seja, um dermatologista. A pele é o maior órgão do corpo, devemos portanto, conhece-lo bem para trata-lo de forma individualizada. 

É bom lembrar que nenhum tratamento está isento de risco, efeitos colaterais ou contraindicações. 

Há várias formas de amenizar os sinais do tempo: uso de antioxidantes e retinoides tópicos, peelings químicos, toxina botulínica, preenchedores, lasers e dezenas de outras tecnologias. 

Estas condutas normalmente serão indicadas de acordo com cada necessidade do paciente, podendo agregar várias modalidades de tratamento em uma mesma pessoa. 

O mais importante para atenuar as linhas da vida é ter uma vida saudável, cuidados contínuos de prevenção e quando necessário, tratamentos responsáveis e indicados pelo seu dermatologista de confiança. 

FALE CONOSCO




(62) 3251-6826


contato@sbdgo.org.br


Av. Portugal, Qd. L29, Lt. 1E, 15° Andar, Sala B1509, Cond. Órion Business & Health Complex, Setor Marista. CEP: 74150-030 - Goiânia - GO


2024 - Todos os direitos reservados.