SBD-GO
NOTÍCIA


13
Jun

“DERMATOLOGIA EM AçãO” VAI LEVAR ATENDIMENTO GRATUITO à POPULAçãO




A Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Goiás (SBD-GO), presidida pelo médico Rafael Ferreira Junqueira, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), vai realizar no dia 15 de junho, sábado, o projeto “Dermatologia em Ação”. Das 8 às 12 horas, médicos dermatologistas e residentes vão atender voluntariamente no Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), localizado em Goiânia.  

Durante o evento, serão realizados atendimentos dermatológicos para prevenir o câncer de pele e fazer o diagnóstico de psoríase e hanseníase. Todos os serviços serão gratuitos e o atendimento, aberto a toda a população, será por ordem de chegada. Ainda neste semestre, devem ser realizadas mais três etapas da campanha “Dermatologia em Ação”. As próximas etapas devem acontecer no interior do Estado.

Nesta primeira edição da campanha, cerca de 20 especialistas trabalharão para atender os pacientes que buscarem o HDT de forma espontânea. Além da consulta dermatológica, alguns procedimentos mais simples também serão realizados durante a ação. Casos mais complexos serão encaminhados para o Hospital das Clínicas (HC), para dar prosseguimento ao tratamento.

“Os pacientes que forem diagnosticados como suspeitos já vão começar o tratamento de imediato e os casos de alta complexidade serão encaminhados imediatamente para o HC, onde parte da equipe trabalha”, explica o médico Marco Chaul, coordenador da campanha. Ele conta que a campanha visa à prevenção e tratamento precoces das doenças dermatológicas e colabora para que as equipes de dermatologia do HDT e do HC possam prestar um atendimento de qualidade, preventivo e diagnóstico às pessoas que buscarem o atendimento.

A coordenadora de residência médica em dermatologia do HDT, Mirian Castilho, lembra que essa é uma oportunidade para os pacientes que aguardam consulta dermatológica preventiva buscarem o atendimento. “Precisamos aproximar a dermatologia para a prevenção e tratamento de doenças e essa é uma oportunidade para pacientes com lesões dermatológicas terem acesso ao especialista”. Mirian Castilho ressalta ainda que é fundamental a conscientização da população sobre o papel da dermatologia, muitas vezes lembrada apenas para a questão estética.

Na ação deste sábado, de acordo com a SES-GO, a parte ambulatorial e demais seções do HDT estarão disponíveis para os médicos voluntários e a equipe de residência médica em dermatologia da unidade. Equipes administrativas e de enfermagem do hospital também vão auxiliar nos atendimentos realizados durante o projeto.





FALE CONOSCO




(62) 3251-6826


contato@sbdgo.org.br


Av. Portugal, Qd. L29, Lt. 1E, 15° Andar, Sala B1509, Cond. Órion Business & Health Complex, Setor Marista. CEP: 74150-030 - Goiânia - GO


2024 - Todos os direitos reservados.