SBD-GO
NOTÍCIA


25
Jun

PRIMEIRA ETAPA DA CAMPANHA “DERMATOLOGIA EM AçãO” FOI UM SUCESSO E SUPEROU EXPECTATIVAS



A etapa de abertura da campanha “Dermatologia em Ação”, que foi realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás (SBD-GO) no dia 15 de junho, no Hospital de Doença Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), foi um grande sucesso e superou as expectativas dos organizadores. Os objetivos da campanha, que terá outras três edições neste ano, foram a prevenção e o diagnóstico precoce de câncer de pele, psoríase e hanseníase.

“A campanha foi excelente com a expressiva atuação voluntária dos médicos e profissionais, como secretárias e auxiliares técnicos dos dermatologistas, além de funcionários do HDT, e, principalmente, com uma grande participação do público”, avaliou o coordenador Marco Henrique Chaul. Segundo ele, a expectativa era atender cerca de 300 pacientes e foram feitos 333 atendimentos e mais de 70 procedimentos ambulatoriais, como crioterapia e eletrocoagulação. 

Menos de dez casos exigiram encaminhamento para tratamento cirúrgico no Hospital das Clínicas, onde parte da equipe médica trabalha, e outros foram encaminhados para posterior atendimento em um Centro de Assistência Integral à Saúde (Cais). Foi o caso do bebê Thallys, de sete meses de idade. Ele chegou ao HDT com a mãe Suely Barbosa dos Santos pouco antes das 7 horas da manhã do dia 15. Ela soube da ação pela imprensa. Com pequenas lesões na pele, o bebê já tinha passado por vários médicos nos últimos meses e durante o atendimento na campanha recebeu o diagnóstico de dermatite. Ele deixou o HDT com uma receita e o encaminhamento para um Cais para dar sequência ao tratamento.

A psicóloga Ângela Rita Diniz e o marido dela, o aposentado Camilo Lopes da Silva, também foram beneficiados pela campanha e elogiaram a realização do evento. “Parabéns à Sociedade de Dermatologia e a todos os médicos e profissionais que trabalharam nesta campanha importantíssima para a população”, disse Ângela, que hoje está curada de um câncer de pele diagnosticado há cerca de três anos durante uma campanha similar. O casal chegou ao HDT por volta das 7 horas, pronto para esperar até o fim da tarde, mas menos de duas horas depois deixou o hospital já atendido e muito satisfeito.

Promovida em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, a campanha levou assistência gratuita a adultos e crianças, que procuram o HDT espontaneamente.  O secretário Ismael Alexandrino esteve no HDT e acompanhou parte dos atendimentos. Miriam Castilho, coordenadora de residência médica em Dermatologia do HDT e da campanha de psoríase da SBD-GO, ressaltou que a ação proporcionou à população o acesso ao atendimento dermatológico. Mesmo os que não se enquadravam no público-alvo da campanha foram encaminhados para atendimentos com especialistas.

Rafael Junqueira, presidente da SBD-GO, agradeceu a dedicação e o trabalho voluntário dos colegas médicos e de todos que participaram da campanha “Dermatologia em Ação”. “Agradeço a participação de todos que abraçaram essa causa e nos ajudaram a levar saúde a uma parcela da população carente de assistência”, disse, ressaltando contar com o apoio de todos os especialistas nas próximas edições da campanha para que possam fazer o bem e fortalecer a importância social da dermatologia.


FALE CONOSCO




(62) 3251-6826


contato@sbdgo.org.br


Av. Portugal, Qd. L29, Lt. 1E, 15° Andar, Sala B1509, Cond. Órion Business & Health Complex, Setor Marista. CEP: 74150-030 - Goiânia - GO


2024 - Todos os direitos reservados.