SBD-GO
NOTÍCIA


21
Sep

MéDICOS CRIAM REDE DE REFERENCIAMENTO EM GOIáS PARA ATENDER COMPLICAçõES DE HARMONIZAçãO FACIAL



Médicos criam rede de referenciamento em Goiás para atender complicações de harmonização facial 


É com grande pesar que a Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Goiás recebe de forma preocupada  as complicações da chamada harmonização facial. Esse termo refere-se ao uso de preenchedores para fins estéticos que têm como objetivo melhorar a face do paciente que procura o rejuvenescimento. Há mais de 15 anos, a Dermatologia e a Cirurgia Plástica, especialidades da Medicina, utilizam ácido hialurônico e outros preenchedores, com estudos científicos e diversas publicações feitas por esses especialistas. 


Aliás, foi na Medicina que esse procedimento foi descoberto e difundido. Embora seja excelente e feito com frequência por nossos associados, pode levar a riscos, independentemente do profissional, mas em mãos não habilitadas é mais comum. As  complicações variam desde hematomas, produtos aparentes na pele, infecções de leves a graves (como as micobacterioses) a oclusões vasculares, como o caso apresentado nacionalmente, onde o produto é injetado dentro do vaso causando necrose da face. Quando há oclusão arterial, pode haver cegueira imediata (na qual temos apenas 60 minutos para agir). 


Em Goiás, temos atendido frequentemente esses casos e organizamos uma rede de referenciamento para esses pacientes há mais de 2 anos. Nessa rede de referenciamento temos um médico cirurgião vascular especialista em complicações vasculares de preenchedores, médicos anestesistas especialistas em injeções retrobulbares (em caso de cegueira), médico radiologista que está acompanhando ativamente esses casos e os catalogando, bem como médicos cirurgiões plásticos e infectologistas. Essa rede de referenciamento se reuniu recentemente num evento patrocinado pela SBD-GO para discutir essas complicações  e seu plano de tratamento. 

Além disso, os associados possuem um grupo de discussão ativo sobre casos de complicações de preenchedores /harmonização facial, com discussão de artigos científicos de forma regular. Esperamos colaborar ativamente com toda a expertise que há anos a Dermatologia apresenta bem como auxiliar pacientes com essas complicações sobre o correto referenciamento do colega médico que irá atendê-lo dependendo do tipo de complicação



FALE CONOSCO




(62) 3251-6826


contato@sbdgo.org.br


Av. Portugal, Qd. L29, Lt. 1E, 15° Andar, Sala B1509, Cond. Órion Business & Health Complex, Setor Marista. CEP: 74150-030 - Goiânia - GO


2024 - Todos os direitos reservados.