SBD-GO
NOTÍCIA


31
Dec

QUEIMADURA DEVE SER ALIVIADA Só COM áGUA, SEM PRODUTOS QUíMICOS



    A queimadura está entre as lesões mais comuns ocorridas dentro de casa – principalmente na cozinha. Por isso, todos precisam saber como fazer os primeiros socorros quando alguém se queima. Não existe produto ou receita caseira que alivie imediatamente as dores e nem as lesões causadas pela queimadura. Pelo contrário, passar qualquer coisa aumenta o risco de infecção por bactérias, já que a pele fica mais vulnerável.    
    O ideal é sempre usar água para resfriar a área atingida. O paciente queimado não deve retirar a roupa que estiver usando. O ideal é molhá-la e permanecer assim até a chegada ao pronto-socorro, para evitar que as bolhas estourem e que a pele seja arrancada. Outro cuidado é retirar acessórios, como pulseiras e anéis, pois o corpo incha naturalmente após uma queimadura e esses objetos podem ficar presos.  Passados os primeiros socorros é preciso tomar uma série de cuidados nos dias seguintes. As bolhas formam uma proteção natural ao local e não devem ser estouradas, porque isso aumenta o risco de infecção. O uso do algodão também não é indicado, porque ele pode grudar nos ferimentos
No caso de lesões mais graves na pele, como ocorre nas queimaduras de terceiro grau, é possível fazer enxertos de pele. Para que isso aconteça é usada pele doada por quem já morreu – assim como acontece com outros órgãos, como o coração, o rim, o fígado e a córnea.



ENTRE EM CONTATO

FALE CONOSCO




(62) 3251-6826


contato@sbdgo.org.br


Av. Portugal, 1052 - St. Marista, Goiânia - GO, 74150-030


2017 - Todos os direitos reservados.