SBD-GO
DICA DE SAÚDE

Alergia a metais, problema freqüente da modernidade


A alergia a metais, especialmente ao níquel e ao cobalto, muito presentes em bijuterias , atingem cerca de 10% da população adulta. O níquel em especial pode , em contato com a pele através das exposições continuas ,causar inflamações em qualquer idade.

Estas inflamações são chamadas de dermatite de contato . Se desenvolvem lentamente, horas, dias, meses ou anos após a substância entrar em contato com algum local da pele. Há uma tendência genética para este tipo de alergia.

A influencia do modismo e estilo de vida tem papel importante no desenvolvimento da sensibilização. Em 1950 o níquel foi incorporado a produtos como bijuterias, zíperes ,suspensórios e cintos. Atualmente o níquel esta presente em vários materiais de adorno, incluindo piercings, relógios, botões de roupas, cosméticos, alimentos, próteses ortopédicas, aparelhos ortodônticos e  mesmo  nas baterias de aparelhos celulares. Até o ouro e a prata podem ter um pouco de níquel.

No dia a dia de consultório observamos um aumento continuo de alergia ao níquel .Se  manifesta inicialmente com lesões avermelhadas , pruriginosas e algumas vezes ,com pequenas bolhas e secreção . O local habitual das lesões coincide com o local da exposição do agente causador . Por exemplo é freqüente a inflamação nos lóbulos das orelhas pelo contato com o brinco ou a inflamação próxima ao umbigo pelo contato com os botões metálicos das roupa,cintos ou zípers.

Com o tempo a sensibilização tende a se agravar ocorrendo lesões a distancia do local inicial de contato  ,podendo disseminar para a pele toda . 30 a 40% dos pacientes desenvolvem eczema nas mãos e com o tempo as lesões tendem a ficar com aspecto mais ressecado ,muito pruriginosas pelo espessamento cutâneo. Pessoas alérgicas a este tipo de substância tem que tomar cuidado . É uma dermatite por sensibilização através do sangue ,ou seja , dá alergia não somente no local que encostou o objeto , mas se disseminar para área da pele aonde nem houve o contato.

A transpiração  tende a piorar a alergia pois o cloreto de sódio presente no suor promove a dissolução do niquel e a maior penetração na pele . Por isso estes eczemas tendem a se agravar no verão.

Deixar de ter alergia ao níquel é incomum  ,mas pode diminuir com o tempo.

O melhor método de confirmar o diagnostico clinico  é através de teste de contato  ( patch test) com substancias já padronizadas.

O mais importante a ser considerado é que alergia não tem cura . O que deve ser feito é evitar o contato com o alergeno responsável . Durante a crise alérgica , mesmo retirando o material desencadeador do contato com a pele , as lesões continuam inflamadas por 14 a 28 dias ,pela sensibilização previa das células relacionadas a alergia . Neste momento é muito importante que o dermatologista trate o paciente com medicamentos para aliviar os sintomas . Sao utilizados desde medicamentos para uso local como pomadas a base de corticoides e antibióticos se houver secreção purulenta , até medicamentos sistêmicos para aliviar a coceira ,inflamação ou infecção .

O paciente com alergia a metais deve ser educado em relação as medidas de prevenção , como por exemplo não usar bijuterias ou trocar os botões de vestimentas como calças ,por botões de plástico.

Pessoas muito alérgicas podem contar na atualidade com o Ni test , adquirido no Brasil através de internet . O kit tem 2 reagentes e aplica-se no objeto suspeito de conter niquel 01 gota de cada solução com um aplicados tipo haste com ponta de algodão. Se o objeto tiver niquel o aplicador fica rosa. Desta maneira o paciente pode identificar nos seus objetos o que deve evitar.

Pessoas,muito alérgicas precisam de,apenas alguns minutos de contato para desencadear a alergia . Um botão encostado na barriga ou o ato de segurar moedas na mão podem ser suficientes para iniciar a alergia.

Em 1992 a Dinamarca implementou uma regulamentação de limites de liberação de niquel através de objetos de metais de contato com a pele . Deste período para cá já houve ,segundo as pesquisas diminuição da sensibilização a este metal neste país. Em 1994 foi implementado medida semelhante na Europa. No Brasil ainda não há regulamentação sobre os níveis de niquel nos objetos que entram em contato com nossa pele.

Como dizem alguns :”este será o caminho da modernidade : achar soluções para os problemas que ela mesma cria !

FALE CONOSCO




(62) 3251-6826


contato@sbdgo.org.br


Av. Portugal, Qd. L29, Lt. 1E, 15° Andar, Sala B1509, Cond. Órion Business & Health Complex, Setor Marista. CEP: 74150-030 - Goiânia - GO


2024 - Todos os direitos reservados.