SBD-GO
NOTÍCIA


03
Jul

CAMPANHA “DERMATOLOGIA EM AçãO” VAI ORIENTAR TURISTAS SOBRE RISCOS DE ACIDENTES COM ARRAIAS NO RIO ARAGUAIA




A temporada de férias do Araguaia já está aí e para garantir dias de muito lazer, descanso e diversão é preciso atenção com a saúde. Evitar exposições ao sol entre 10 e 16 horas; usar sempre chapéu, óculos escuros e protetor solar, independentemente do horário; manter o corpo bem hidratado com a ingestão de água e sucos e ter uma alimentação saudável são cuidados básicos para assegurar o bem-estar nesta temporada.
 
Mas, turistas e ribeirinhos devem também ficar atentos aos perigos escondidos no Araguaia e um deles está na arraias, peixes que vivem no fundo dos rios, muitas vezes camuflados na areia e têm um ferrão na cauda, que pode envenenar quem neles pisa acidentalmente ou tenta pegá-los.
 
Para alertar os turistas e moradores de Aruanã sobre os riscos, como prevenir e o que fazer em caso de acidentes com arraias, um grupo de médicos dermatologistas vai desembarcar na cidade neste sábado, 6 de julho. O trabalho a ser realizado voluntariamente pelos especialistas faz parte da segunda etapa da campanha “Dermatologia em Ação”, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás (SBD-GO) em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás. 
 
Presidente da SBD-GO, Rafael Junqueira explica que os dermatologistas vão orientar as pessoas sobre a prevenção, o perigo e como tratar acidentes com arraias. Eles vão distribuir um folder elaborado pelo médico Vidal Haddad Júnior, da Faculdade de Medicina de Botucatu (SP), com orientações sobre o assunto.
 
Os voluntários também vão trabalhar no atendimento ao público para a orientação, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele, hanseníase e psoríase. Lançada em Goiânia no dia 15 de junho, quando mais de 300 pessoas foram atendidas gratuitamente e mais de 70 procedimentos foram realizados, a campanha “Dermatologia em Ação” ainda terá outras duas etapas em 2019. Essa é uma ação social e educativa da SBD-GO. 
 
Saiba mais sobre acidentes com arraias
 
Comuns no Rio Araguaia e seus afluentes, arraias fluviais são peixes que vivem no fundo de rios, às vezes enterradas na areia. Elas possuem ferrões na cauda e podem envenenar que pisa nelas ou tenta segurá-las. De outra forma, são inofensivas.
 
Os ferrões das arraias são recobertos por um muco escuro, onde fica o veneno.
 
A dor da ferroada é muito forte e podem surgir feridas no local atingido, que costuma ser o pé ou tornozelo.
 
Para evitar acidentes, ao caminhar em um rio, ande arrastando os pés sem levantá-los. Se você arrastá-los no fundo, as arraias vão embora, pois somente ferroam se forem pisadas.
 
Se alguém for ferroado, é preciso mergulhar o local afetado em água quente (mas não fervendo) por 30 a 90 minutos. Essa medida ameniza a dor. 
 
Procure um médico o mais rápido possível, pois pode haver infecções e quebra de ferrões no corpo.


FALE CONOSCO




(62) 3251-6826


contato@sbdgo.org.br


Av. Portugal, Qd. L29, Lt. 1E, 15° Andar, Sala B1509, Cond. Órion Business & Health Complex, Setor Marista. CEP: 74150-030 - Goiânia - GO


2024 - Todos os direitos reservados.