SBD-GO
NOTÍCIA
15
Aug
A pele humana é classificada em normal, seca, oleosa e mista. Saber qual o seu tipo de pele é essencial na hora da escolha de hidratantes, sabonetes, maquiagens e outros produtos. O uso inadequado pode comprometer a saúde e a beleza da sua pele e acentuar problemas. Confira as características mais comuns de cada tipo de pele e fique atento. Procure um dermatologista de sua confiança, se informe e cuide-se bem.
Normal - A pele normal tem textura saudável e aveludada, produzindo gordura em quantidade adequada, sem excesso de brilho ou ressecamento. Geralmente, a pele normal apresenta poros pequenos e pouco visíveis.
Seca - A perda de água em excesso caracteriza a pele seca, que normalmente tem poros poucos visíveis, pouca luminosidade e é mais propensa à descamação e vermelhidão. Também pode apresentar maior tendência ao aparecimento de pequenas linhas e fissuras.
Oleosa - Tem aspecto mais brilhante e espesso por causa da produção de sebo maior do que o normal. Além da herança genética, contribuem para a oleosidade da pele os fatores hormonais, o excesso de sol, o estresse e uma dieta rica em alimentos com alto teor de gordura. A pele oleosa apresenta poros dilatados e maior tendência à formação de acne, de cravos e de espinhas.
Mista - É o tipo de pele mais frequente. Apresenta aspecto oleoso e poros dilatados na “zona T” (testa, nariz e queixo), podendo apresentar acne nesta região, e aspecto seco nas bochechas e extremidades.
(Fonte: SBD)