SBD-GO
NOTÍCIA
20
Sep
Goiânia - A baixa unidade do ar nesta época do ano tem um grande impacto na saúde de crianças e adultos e um deles está na pele, que fica mais seca e com um aspecto esbranquiçado. Além das alterações estéticas na pele, também podem surgir alergias e outros problemas dermatológicos.
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Goiás (SBD-GO), dr. Rafael Junqueira, são atitudes simples que fazem a diferença na hora de cuidar da pele. "A principal mudança está relacionada ao banho". Para evitar ou minimizar as alterações na pele causadas pelo tempo seco, o especialista dá nove dicas de cuidados para manter uma pele saudável e hidratada, confira:
1. Evitar água quente: A água com a temperatura mais alta pode ressecar ainda mais a pele nesta época do ano. "O ideal é que o banho seja com a água morna ou fria", explicou o especialista.
2. Evitar uso de buchas e esponjas: Para Rafael Junqueira, o ideal é não usar buchas e esponjas. "Por mais que sejam das molinhas, agridem a pele", ressaltou.
3. Usar sabonetes mais hidratantes: Ajuda na hidratação da pele.
4. Usar menos sabonete: Apesar de ser um hábito dificil de deixar, para o profissional é necessário, pois os sabonetes podem ressecar ainda mais a pele. "Excesso de limpreza também é um problema", destacou.
5. Evitar esfregar a toalha após o banho: A toalha deve ser usada levemente na pele para evitar uma agressão a ela, que já está sensível.
6. Passar hidratante: O ideal é passar o hidratante com a pele úmida, pois retém a água e ajuda na hidratação. "Não é recomendado utilizar hidratantes comuns, pois, apesar de serem mais oleosos, não possuem a capacidade de reter a água para a pele. O recomendado é procurar um dermatologista que vai indicar o produto ideal para cada caso", afirmou.
7. Evitar hidratantes com cheiro: "Por questões médicas, pois podem causar alergias, principalmente, em pessoas com a pele já ressecada."
8. Beber bastante água
9. Usar protetor solar: "O sol agride e resseca a pele , então o protetor ajuda indiretamente".