JORNADA DERMO PLáSTICA DEBATE COMPLICAçõES EM PROCEDIMENTOS ESTéTICOS
Nos últimos tempos, a harmonização facial tem atraído a atenção de vários brasileiros. O tema será motivo de debate nesta terça-feira (5/11), durante a Jornada Dermo Plástica – Complicações Médicas, promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO) e a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás (SBD-GO).
Aberto a médicos das duas especialidades, o evento será realizado no auditório do Sicoob – Avenida T-8, 109, Setor Marista – e vai debater complicações decorrentes de preenchimentos estéticos.
A harmonização facial utiliza preenchedores, como o ácido hialurônico, para melhorar o contorno da face ou amenizar as marcas do tempo. Embora seja erroneamente apresentada por alguns profissionais como um procedimento simples e sem riscos, a harmonização facial requer cuidados e deve ser feita por profissionais habilitados e com produtos adequados.
Recentemente, a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás (SBD-GO) divulgou uma nota ressaltando que embora seja excelente e feito com frequência pelos dermatologistas, o procedimento pode levar a riscos, independentemente do profissional, mas alertou: em mãos não habilitadas os riscos são mais comuns.
As complicações variam de hematomas, produtos aparentes na pele, infecções de leves a graves a oclusões vasculares, quando o produto é injetado dentro do vaso causando necrose da face. Em Goiás, os médicos já organizaram uma rede de referenciamento para atender vítimas destas complicações. A rede conta com um médico cirurgião vascular, médicos anestesistas, médico radiologista, além de médicos dermatologistas, cirurgiões plásticos e infectologistas.
Sérgio Augusto da Conceição, presidente da SBCP-GO, e Rafael Junqueira, presidente da SBD-GO, vão abordar o posicionamento das duas entidades em relação às complicações decorrentes de preenchedores, que vêm se tornando um problema grave de saúde pública.
Fonte: A Redação