SBD-GO
NOTÍCIA


08
Nov

CIRURGIõES PLáSTICOS E DERMATOLOGISTAS DEBATEM COMPLICAçõES EM PROCEDIMENTOS ESTéTICOS



Médicos cirurgiões plásticos e dermatologistas participaram, no dia 5 de novembro, da primeira Jornada Dermo Plástica – Complicações Médicas, promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Goiás (SBCP-GO) e Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás (SBD-GO). O evento abordou o diagnóstico e tratamento de complicações decorrentes de procedimentos com preenchedores, um tratamento a cada dia mais procurado por homens e mulheres e que deve ser feito por médicos habilitados e com produtos adequados.


A dermatologista Mayra Ianhez abriu a programação falando sobre os últimos Guidelines sobre essas complicações. Ela destacou os problemas mais comuns, etapas e tipos de tratamento. Em seguida, a médica radiologista Ana Carolina Ramos Carneiro abordou o uso de exames de imagem para identificar os preenchedores aplicados e a angiologista Lucimeli Cristina Sardinha de Paula falou sobre riscos, incidência e tratamento de complicações vasculares nos preenchimentos.


Complicações infecciosas decorrentes de preenchimentos estéticos foi o tema abordado pela infectologista Sheila Paiva, que enfatizou a importância dos cuidados com a limpeza e esterilização em todas as etapas dos procedimentos, além da adoção de boas práticas, controle da água e dos produtos utilizados. A cirurgiã plástica Gheisa Leão falou sobre o exame de corpo delito de complicações estéticas e parabenizou a SBCP-GO e SBD-GO pela iniciativa de realização da jornada e orientação aos médicos especialistas. 


O presidente da SBD-GO, Rafael Junqueira, e o presidente da SBCP-GO, Sérgio Augusto da Conceição, falaram sobre as ações que as duas entidades, juntamente com a diretoria nacional da SBD e a da SBCP, vêm desenvolvendo para coibir a atuação de não médicos nas áreas da dermatologia e da cirurgia plástica e para a valorização dos médicos especialistas. As ações de combate ao exercício ilegal da medicina também foram abordadas pelo assessor jurídico da SBCP-GO, Carlos Márcio Rissi.


Encerrando a jornada, que durou cerca de três horas, o conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) e do Conselho Federal de Medicina (CFM), Leonardo Emílio da Silva, falou sobre a atuação destas entidades na defesa do ato médico, assunto que também será abordado na sessão plenária que o Cremego vai promover no dia 12 de novembro.


FALE CONOSCO




(62) 3251-6826


contato@sbdgo.org.br


Av. Portugal, Qd. L29, Lt. 1E, 15° Andar, Sala B1509, Cond. Órion Business & Health Complex, Setor Marista. CEP: 74150-030 - Goiânia - GO


2024 - Todos os direitos reservados.