SBD-GO
NOTÍCIA
03
Dec
O Jornal Opção também publicou uma matéria sobre a campanha Dezembro Laranja, que acontece durante todo o mês com a divulgação de informações sobre a prevenção do câncer de pele e terá atendimento gratuito à população neste sábado, 7, das 9 às 15 horas no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, e na Unidade de Saúde Maringá, em Porangatu
JORNAL OPÇÃO
Campanha contra o câncer de pele será realizada em dezembro
Por Thauany Melo
No dia 7 do próximo mês, durante o Dezembro Laranja, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás e a Unidade de Saúde Maringá, em Porangatu, vão realizar atendimento gratuito para quem quiser fazer os exames, entre as 9 e 15 horas
.
Em colaboração com a campanha do Dezembro Laranja, a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás (SBD-GO) vai realizar uma ação social no dia 7 de dezembro. O intuito é promover a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, através do atendimento gratuito de pacientes com suspeita da doença, no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás e na Unidade de Saúde Maringá, em Porangatu. Os serviços serão disponibilizados entre as 9 e 15 horas.
Em 2018, a campanha Dezembro Laranja em Goiás conseguiu alcançar 459 pacientes em Goiânia e 183, em Porangatu, onde foram diagnosticados, respectivamente, 78 e 29 casos da doença. Os pacientes foram encaminhados para tratamento.
Existem diferentes tipos de câncer pele. Os mais comuns são os Carcinoma Basocelular e o Carcinoma Espinocelular, que são nomeados de Câncer de Pele Não Melanoma (CPNM). No Brasil, o CPNM atinge cerca de 180 mil brasileiros a cada ano. Esse câncer pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como uma pápula ou nódulo avermelhado, cor da pele ou perolado (brilhante), ou como uma ferida que não cicatriza. Quando diagnosticada no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura.
A prevenção do câncer de pele inclui evitar a exposição prolongada ao sol, especialmente das 10 às 16 horas, uso de roupas mais fechadas e chapéu, uso de filtro protetor solar mesmo em dias frios e nublados. O filtro solar deve ser reaplicado a cada quatro horas e durante realização de atividade aquáticas ou que produzam muito suor a cada duas horas.