SBD-GO
NOTÍCIA


31
Jan

SBD-GO NA MÍDIA – MéDICA FALA SOBRE CUIDADOS COM A PELE



Em entrevista ao jornal A Redação, a médica dermatologista e coordenadora de  Mídias e Redes Sociais da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás (SBD-GO), Mayra Ianhez, fala sobre como recuperar o viço da pele após exageros, como a exposição excessiva ao sol. Confira as dicas da especialista.



Dicas para recuperar o viço da pele

Excesso de sol é um dos vilões

 

Thais Couto

Especial para o jornal A Redação

 

Goiânia - Excesso de sol, álcool, alimentação desregrada, noites na balada. Para muitas pessoas, essa foi a equação do verão e a pele pode sentir muito com o impacto de tudo isso, principalmente com o avanço da idade.

 

A perda do viço é muito comum depois de uma longa e desprotegida exposição ao sol, mas também é uma consequência natural do envelhecimento. Então, se você alia os dois fatores, venha saber o que fazer para socorrer sua pele.

 

Mas o que é exatamente a perda de viço? A médica dermatologista, Mayra Ianhez, descreve: “é a falta de brilho e uniformidade, que podem ocorrer por manchas, ressecamento, afinamento da pele e poros abertos”.


A dermatologista afirma que o problema é desenvolvido ao longo do tempo, portanto, possui relação direta com o envelhecimento. “Há pesquisas recentes que mostram que perdemos espessura da pele com a idade. A pele vai ficando fina, sem brilho e com manchas, afirma”.

 

No entanto, a dermatologista destaca que a exposição solar é o principal inimigo da pele bonita e viçosa. Por isso, o melhor tratamento ainda é usar o filtro solar. Segundo ela, “é o melhor jeito de combater o envelhecimento e, consequentemente, a perda de viço”.

 

A especialista destaca, ainda, que o problema não ocorre exatamente no momento da exposição ao sol. “Na hora, a pele fica linda, rosada, parece estar mais bonita. Mas, depois, com o passar do tempo, os efeitos deletérios vão surgindo”.

 

A dermatologista lista alguns tratamentos muito eficientes para recuperar o tão querido viço!

 

O ácido retinóico é o que tem maior evidência científica. A tese de doutorado de Mayra Ianhez foi, inclusive, sobre o uso do ácido retinóico comparado à isotretinoína oral (o Roacutan) no combate ao envelhecimento e câncer de pele. “Ambos melhoram o colágeno e o tecido elástico e reduzem a expressão de tumores de pele”, diz Mayra.

 

Além disso, a especialista cita o uso de antioxidantes tópicos, como as vitaminas C e E, que potencializam o efeito dos filtros solares e tratam a pele. Se usado da forma correta, os antioxidantes hidratam a pele, contribuindo para a melhora do aspecto. Mas, ela alerta, é preciso usar fórmulas menos oleosas, não comedogênicas, ou seja, que não obstruem os poros.


Já o ácido hialurônico, que é o mais utilizado para preenchimento, está no topo do ranking das melhores opções para a volta da pele jovem, hidrata e iluminada. O ácido tem ótimos resultados: ajuda muito a melhorar o viço, principalmente, se utilizado na forma de skin booster, que é um ácido hialurônico mais diluído, usado para hidratar a pele, melhorando consideravelmente o aspecto geral.

 

A dermatologista cita como complementos importantes para os preenchimentos, o uso dos bioestimuladores de colágenos, que são substâncias que, além de estimular o colágeno, também devolve esse viço. São três disponíveis atualmente: o ácido poli L lático (Sculptra), a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse) e a policaprolactona (Ellansé).

 

É importante ressaltar também, lembra a dermatologista, que existem outros fatores que ajudam muito a piorar o problema: poluição, excesso de produtos na pele (como o uso errado de hidratante, por exemplo) tabagismo, uso excessivo de corticóides, entre outros. Além disso, é fundamental evitar o uso de medicamentos e produtos em geral (mesmo hidratantes) sem recomendação específica de dermatologista. “É necessária uma mudança de hábitos, se for o caso. Mas, é possível sim, ter de volta uma pele rejuvenescida e bem mais bonita”, conclui. (A Redação)



ENTRE EM CONTATO

FALE CONOSCO




(62) 3251-6826


contato@sbdgo.org.br


Av. Portugal, Qd. L29, Lt. 1E, 15° Andar, Sala B1509, Cond. Órion Business & Health Complex, Setor Marista. CEP: 74150-030 - Goiânia - GO


2017 - Todos os direitos reservados.