SBD-GO
NOTÍCIA


19
Feb

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA - REGIONAL GOIáS (SBD-GO) Dá DICAS PARA CUIDADOS COM A PELE E CABELOS NO CARNAVAL



O carnaval está chegando e muita gente já se prepara para cair na folia. Mas, para aproveitar bem esses dias de folga e diversão e chegar na quarta-feira com saúde e ânimo para voltar à rotina é preciso tomar alguns cuidados.

Manter o corpo bem hidratado, não exagerar nas bebidas alcoólicas, se alimentar bem e reservar períodos para o descanso entre um bloco e outro são regras básicas que todo folião deve seguir.

Pele e cabelos também merecem uma atenção muito especial, afinal, os dias de folia passam e você precisa estar com a pele e os cabelos saudáveis o ano todo. 


O presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Goiás (SBD-GO), Rafael Junqueira, tem alguns alertas sobre cuidados que podem ajudar os foliões a se protegerem de efeitos danosos do excesso de maquiagem, penteados coloridos e exposição ao sol durante o carnaval. Anote aí:

O uso do protetor solar, mesmo em dias de pouco sol, é fundamental. O folião deve escolher um protetor indicado para seu tipo de pele e aplicá-lo cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol. O produto deve ser reaplicado a cada duas ou três, pois o suor reduz a proteção.

Em época de novos casos de dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, o repelente também não pode faltar no arsenal do folião atento com a saúde. Aplique o repelente por cima do protetor solar. 

Com a pele protegida, a atenção deve se voltar para a escolha da maquiagem. Fique de olho na qualidade e data de vencimento dos produtos. Nada de usar glitter, batons, sombras e outros itens de origem duvidosa e sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Se o produto estiver vencido, a dica é deixa-lo bem longe do seu carnaval.


Gel, tintas coloridas e outros produtos usados nos cabelos também merecem atenção especial. Nada de produtos vencidos ou de qualidade desconhecida. Eles podem ressecar e danificar seus cabelos.

Quem tem cabelos longos também deve ficar atento aos penteados. Sabe aquele rabo de cavalo, tranças muito apertadas ou coque que puxa os cabelos? É melhor deixá-los de lado. Essa tração por longo período danifica os fios e pode causar a queda do cabelo.

Esmaltes coloridos e adereços nas unhas também exigem cuidados. Busque sempre produtos de qualidade.

A hidratação, como já citado, também é importante para a saúde da pele e cabelos. Não se esqueça de tomar muita água e sucos naturais.

Por maior que seja o seu cansaço, não durma de maquiagem ou com os cabelos presos. Faça sempre a limpeza da pele, retire todos os produtos e passe um hidratante. Os cabelos devem ser soltos e escovados.

Se entrar em contato com frutas cítricas (limão, tangerina e caju), seja in natura, sucos ou picolés, lave muito bem a região antes de se expor ao sol para evitar queimaduras e manchas.

Adultos e crianças devem evitar fantasias com tecidos sintéticos, que esquentam e podem causar alergia.

Não fique com roupas molhadas por muito tempo. Esse contato com a pele pode provocar micoses

Escolha sapatos confortáveis que não machuque seus pés e unhas. Se tiver alguma bolha nos pés, não a estoure. O ferimento pode infeccionar.

Seguindo essas dicas básicas da ala dos dermatologistas, você vai se divertir com saúde e estender a alegria do carnaval para os outros dias do ano. Portanto, cuide-se bem e divirta-se com segurança. E não se esqueça: consulte um dermatologista de sua confiança periodicamente. Ele pode te ajudar na prevenção de doenças e promoção da saúde e beleza de sua pele, cabelos e unhas.


FALE CONOSCO




(62) 3251-6826


contato@sbdgo.org.br


Av. Portugal, Qd. L29, Lt. 1E, 15° Andar, Sala B1509, Cond. Órion Business & Health Complex, Setor Marista. CEP: 74150-030 - Goiânia - GO


2024 - Todos os direitos reservados.