SBD-GO
NOTÍCIA


17
Dec

DEZEMBRO LARANJA: COORDENADOR REGIONAL DA CAMPANHA NACIONAL DE PREVENçãO AO CâNCER DE PELE PARTICIPA DE LIVE PARA ORIENTAçãO SOBRE A DOENçA




Para reforçar a conscientização da sociedade sobre o câncer de pele, objetivo da campanha Dezembro Laranja, o médico dermatologista e coordenador regional da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, Samir Pereira, participou de uma live promovida pela agência D & D Comunicação e transmitida pelo Instagram da Sociedade Brasileira de Dermatologia-Regional Goiás (SBD-GO).

 

Durante o bate-papo, realizado na noite de 15 de dezembro, ele mostrou que o câncer de pele é o mais frequente na população brasileira, ultrapassando o de mama, nas mulheres, e o de próstata, nos homens. É por isso que a campanha Dezembro Laranja é tão importante.

 

Samir Pereira comentou que a campanha já é realizada há mais de duas décadas. ”Porém, há poucos anos, ficou decidido nomeá-la de ‘Dezembro Laranja’, porque esse é o mês do início das férias, em que as famílias fazem mais atividades ao ar livre e ficam mais expostas ao sol”, contou.

 

O dermatologista apresentou aos participantes os tipos de câncer de pele: o basocelular, que representa cerca de 75% de todos os casos; o espinocelular, com 20%; e o melanoma, que está presente em apenas 5% dos casos. Esse último, apesar de ser menos comum, é o mais grave, podendo gerar metástase e levar o paciente ao óbito. Assim como os outros tipos de câncer de pele, o melanoma também está ligado ao histórico de exposições solares desprotegidas ao longo da vida.

 

No entanto, no caso do melanoma, também estão no grupo de risco os pacientes que já possuem casos da doença na família, que têm mais de 50 pintas pelo corpo e que apresentam nevo melanocitico congênito (um tipo de pinta grande presente desde o nascimento da pessoa).

 

Todavia, assim como os demais tipos de câncer, o diagnóstico precoce é essencial para a cura do paciente com melanoma e com as demais variantes do câncer de pele. Por isso, Samir Pereira ressaltou a importância do check-up dermatológico.

 

“Da mesma forma que é importante fazer o check-up do coração, também é necessário fazer o check-up da sua pele. Isso é feito em uma consulta, onde o dermatologista irá analisar toda a sua pele, da sola do pé até o couro cabeludo, com o objetivo de verificar se suas pintas têm características benignas e se apresenta carcinoma. Será feito um exame clínico, com um aparelho chamado 'dermatoscópio', que é uma lente de aumento que proporciona uma visão melhor daquela lesão e checar se ela tem risco de ser um câncer de pele”, explicou.

 

A live permanece gravada no perfil da agência D & D Comunicação (@dedcomunica): https://www.instagram.com/p/CI1eMH0BdEH/



ENTRE EM CONTATO

FALE CONOSCO




(62) 3251-6826


contato@sbdgo.org.br


Av. Portugal, Qd. L29, Lt. 1E, 15° Andar, Sala B1509, Cond. Órion Business & Health Complex, Setor Marista. CEP: 74150-030 - Goiânia - GO


2017 - Todos os direitos reservados.