SBD-GO
NOTÍCIA


07
Jan

JANEIRO ROXO: MêS DEDICADO à CONSCIENTIZAçãO SOBRE A HANSENíASE



A hanseníase é considerada a enfermidade mais antiga da humanidade e, segundo dados do Ministério da Saúde, afeta 30 mil brasileiros a cada ano, tornando o Brasil o segundo país com mais casos no mundo.


Para alertar a população sobre a doença, enfatizando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento correto, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e suas regionais, dentre elas a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás (SBD-GO), promovem a cada ano a campanha Janeiro Roxo.


Com ações educativas e de conscientização, a campanha busca chamar a atenção das pessoas para a doença causada pelo bacilo Mycobacterium leprae e que pode ser transmitido por pessoas doentes e sem tratamento através da tosse, espirro e fala.⠀


A hanseníase afeta a pele e os nervos periféricos, causando manchas dormentes. O tratamento é feito com uma combinação de antibióticos e pode incluir também o atendimento psicológico aos pacientes, uma vez que, infelizmente, a hanseníase ainda é permeada por preconceitos. 


Quando iniciado o tratamento, o paciente deixa de ser contagioso e interrompe a cadeia de transmissão da doença. Mas, quando não tratada a tempo, a hanseníase pode evoluir para deformidades nos nervos e outras incapacidades físicas. Portanto, ao primeiro sinal de lesões cutâneas ou perda de sensibilidade, é importante procurar um médico dermatologista para o diagnóstico e tratamento.


O tratamento está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e dura, em média, de seis a 12 meses. Vale lembrar que as pessoas que tiveram contato com o paciente também precisam de uma avaliação médica.

 



FALE CONOSCO




(62) 3251-6826


contato@sbdgo.org.br


Av. Portugal, Qd. L29, Lt. 1E, 15° Andar, Sala B1509, Cond. Órion Business & Health Complex, Setor Marista. CEP: 74150-030 - Goiânia - GO


2024 - Todos os direitos reservados.