SBD-GO
NOTÍCIA


01
Apr

EM LIVE DA SBD-GO, DERMATOLOGISTAS FALAM SOBRE HARMONIZAçãO FACIAL E REJUVENESCIMENTO GLOBAL



Médicas especialistas desmistificaram crenças sobre os procedimentos e mostraram os cuidados necessários ao fazê-los 


Harmonização facial e rejuvenescimento global foram os temas da live realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Goiás (SBD-GO), na última quarta-feira (31), no perfil no Instagram @sbdgo. Para conversar sobre o assunto, foram convidadas as dermatologistas Fernanda Fiori (@dra.fernanda_fiori) e Rossana Magalhães (@rossanamagalhaes). 


Elas comentaram que o termo “harmonização facial” ganhou muita força nos últimos anos e, por isso, divide opiniões. “Alguns pacientes já chegam sem nem querer saber sobre harmonização, por todos os exemplos ruins que viram. Outros só perguntam sobre isso. Eu acho que é um termo que não abrange tudo o que o dermatologista faz. Acredito que o melhor seria chamarmos mesmo de rejuvenescimento global”, afirmou Fernanda. 


Rossana acrescentou que também existem crenças que não condizem com a realidade, como a vontade de ter os dois lados do rosto simétricos. Além disso, harmonização não é só aplicar preenchedores. “Apenas preencher não basta, é necessário ter um plano de tratamento. Também é importante cuidar desde de jovem, para que o envelhecimento seja o melhor possível”. 


Para Fernanda, manter o “estoque” de colágeno na pele é essencial. “Eu indico, a partir dos 30 anos, já investir em bioestimuladores de colágeno, para não precisar tanto dos preenchedores no futuro”.


O preenchimento labial


As médicas também comentaram sobre o preenchimento labial, que é tão desejado entre as técnicas de harmonização. Porém, para aumentar o volume dessa área, é preciso ter uma análise total das estruturas do rosto, incluindo a arcada dentária. 


“A boca tem que condizer com a paciente, com as sobrancelhas, com os olhos, com a testa e com os dentes. Tudo deve ficar de acordo com o rosto dela”, explicou Fernanda. 


A segurança dos procedimentos


Outro ponto ressaltado na live foi sobre a importância do paciente procurar profissionais especializados para os procedimentos de harmonização facial. Rossana Magalhães citou que também é preciso ter atenção ao produto escolhido (se é aprovado pela Anvisa), a técnica que será utilizada e o ambiente, por exemplo, se haverá assistência médica em casos de intercorrências, como alergias. 


“O bom profissional irá explicar o que pode acontecer, como um hematoma ou um edema. O problema que vemos é que o paciente vai naquele (profissional) que não fala nada disso”, alertou Rossana.


Fernanda lembrou que qualquer procedimento pode ter complicações. “O paciente precisa entender que ele deve escolher o profissional que o irá auxiliar em casos de complicações, como os médicos dermatologistas, que sabem os meios de lidar com a situação. Então, é necessário se perguntar: você se sentirá seguro com essa pessoa enquanto resolve a complicação?", esclareceu. 



A live faz parte de um projeto da SBD-GO, que inclui a promoção semanal desses eventos para abordagem de temas atuais da dermatologia por médicos especialistas. A live de ontem permanece gravada no Instagram da SBD-GO: https://www.instagram.com/p/CNGcB5bhpYH/



ENTRE EM CONTATO

FALE CONOSCO




(62) 3251-6826


contato@sbdgo.org.br


Av. Portugal, Qd. L29, Lt. 1E, 15° Andar, Sala B1509, Cond. Órion Business & Health Complex, Setor Marista. CEP: 74150-030 - Goiânia - GO


2017 - Todos os direitos reservados.