SBD-GO
NOTÍCIA


31
Dec

FILTRO SOLAR DEVE SER USADO TODO DIA EM TODAS AS áREAS EXPOSTAS DO CORPO



    O protetor solar protege a pele contra o sol, mas não deve ser usado apenas em dias de calor – ele precisa ser usado todos os dias, inclusive em dias frios, nublados e também com chuva.

    No entanto, vale lembrar que o filtro solar deve ser usado diariamente não só no rosto, mas em todas as áreas expostas do corpo, como as mãos, braços e colo, por exemplo. De acordo com a dermatologista Denise Steiner, essa preocupação com os efeitos do sol na pele é tão grande que, a partir do ano que vem, todos os fatores de proteção solar dos produtos terão que subir de 2 para 6.

    Não usar o filtro ao longo da vida pode trazer consequências para a pele – muitas mulheres, por exemplo, têm pintas e sardas nas mãos e não imaginam que elas foram causadas pela exposição solar, como é o caso da aposentada Zenaide Moraes, mostrada em reportagem da Marina Araújo no programa Bem Estar, da TV Globo.

    Depois de passar a vida toda tomando sol sem proteção, aos 63 anos, ela decidiu se tratar com a ajuda da tecnologia. Com técnicas como peeling e laser e uso de cremes e também do protetor solar, as manchas que ela tinha na pele começaram a diminuir (confira no vídeo acima).

    Porém, existem casos de marcas na pele que são muito mais difíceis de sair. Segundo as dermatologistas, as piores cicatrizes são aquelas profundas que geralmente aparecem na pele depois de a pessoa coçá-la.

    Isso porque as unhas são cheias de bactérias e, ao coçar, essas bactérias se espalham, aumentando a infecção. Isso acontece muito com quem tem catapora, como a estudante Gabriela Paschoal, que ficou com as marcas da doença no rosto, como mostrou a reportagem da Marina Araújo.

    De acordo com a dermatologista Márcia Purceli, a dica principal para evitar essas cicatrizes é não coçar a pele – para isso, o paciente pode usar remédios antialérgicos, hidratantes ou até a vaselina. Caso a ferida forme uma casca, é importante também não retirá-la. Porém, para quem já tem as cicatrizes, como a Gabriela, existem alguns procedimentos que podem ajudar a minimizá-las, como o peeling e o laser.

    O peeling, que é como uma esfoliação da pele, consegue remover manchas menores; já o preenchimento com laser é usado para cicatrizes mais profundas e, em alguns casos, é usado até mesmo o ácido hialurônico para ajudar.

    De qualquer maneira, a dica é sempre usar o protetor solar também nas cicatrizes e manchas para evitar que elas aumentem.


FALE CONOSCO




(62) 3251-6826


contato@sbdgo.org.br


Av. Portugal, Qd. L29, Lt. 1E, 15° Andar, Sala B1509, Cond. Órion Business & Health Complex, Setor Marista. CEP: 74150-030 - Goiânia - GO


2024 - Todos os direitos reservados.