SBD-GO
NOTÍCIA


01
Dec

DEZEMBRO LARANJA 2021 - ADICIONE MAIS FATOR DE PROTEçãO AO SEU VERãO”!




A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com o apoio da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás (SBD-GO, realiza a partir desta quarta-feira, 1º de dezembro, a campanha “Dezembro Laranja 2021”. Trata-se de uma grande ação voltada para a orientação e conscientização da população sobre a importância da prevenção do câncer de pele.


Com mensagens veiculadas nas redes sociais, site e imprensa em todo o País, a SBD quer alertar as pessoas sobre os riscos da doença e como preveni-la. Em Goiás, as ações serão desenvolvidas pela SBD-GO.


Prédios e monumentos públicos e privados também devem ser iluminados na cor laranja durante o mês de dezembro em apoio à campanha de prevenção do câncer de pele, que é o tipo de câncer mais comum no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. 


A campanha deste ano tem como mote “Adicione mais fator de proteção ao seu verão”!


Nos alertas, as entidades pretendem conscientizar a população sobre a necessidade de se respeitar as medidas recomendadas pelas autoridades sanitárias para a prevenção da Covid-19 e, simultaneamente, adotar hábitos de fotoproteção.

 

Com a queda nos indicadores de morbidade e de mortalidade relacionados à Covid-19, estima-se que neste verão as praias e os espaços abertos voltarão a ser ocupados com muito mais intensidade.

 

CAMPANHA

Há oito anos, a Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza o #DezembroLaranja, sempre com grande engajamento da população e de outras instituições. 


O público interessado pode se engajar na campanha e compartilhar nas redes sociais, customizando a foto de perfil e as publicações da SBD, por exemplo. A divulgação nas plataformas digitais (Facebook, Instagram, Youtube e Site) contará com o apoio das seguintes hashtags: #DezembroLaranja, #Cancerde PeleECoisaSeria, #CancerdePele # Maisprotecaonoverao #CampanhaCancerdePele2021. 


DOENÇA


De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), os números de câncer de pele no Brasil são preocupantes. A doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos no País, sendo os carcinomas basocelular e espinocelular (não melanoma) responsáveis por cerca de 180 mil novos casos da doença por ano. Já o câncer de pele melanoma tem em torno de 8,5 mil casos novos por período. 


A incidência do câncer de pele é maior do que os cânceres de próstata, mama, cólon e reto, pulmão e estômago. Quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura. 



O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Existem diferentes tipos de câncer da pele: 


O carcinoma basocelular é o câncer de pele mais frequente na população, correspondendo a cerca de 70% dos casos. Se manifestam por lesões elevadas peroladas, brilhantes ou escurecidas que crescem lentamente e sangram com facilidade. 


Por sua vez, o carcinoma espinocelular surge como o segundo tipo de câncer de pele de maior incidência no ser humano. Ele equivale a mais ou menos 20% dos casos da doença. É caracterizado por lesões verrucosas ou feridas que não cicatrizam depois de seis semanas. Podem causar dor e produzirem sangramentos. 


Já o melanoma, apesar de corresponder apenas cerca de 10% dos casos, é o mais grave deles, pois quadros avançados podem provocar metástases (espalhamento do tumor para outros órgãos do corpo humano) e levar à morte. Este tipo é geralmente constituído de pintas ou manchas escuras que crescem e mudam de cor e formato gradativamente. As lesões também podem vir acompanhadas de sangramento. 



CALCULADORA DE RISCO

https://www.sbd.org.br/dezembroLaranja/calculadora/


FALE CONOSCO




(62) 3251-6826


contato@sbdgo.org.br


Av. Portugal, Qd. L29, Lt. 1E, 15° Andar, Sala B1509, Cond. Órion Business & Health Complex, Setor Marista. CEP: 74150-030 - Goiânia - GO


2024 - Todos os direitos reservados.