SBD-GO
NOTÍCIA


17
Nov

92ª JORNADA GOIANA DE DERMATOLOGIA DESTACOU INDICAçõES E CUIDADOS PARA PEELING DE FENOL



Nos dias 11 e 12 de novembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Goiás (SBD-GO) realizou a 92ª Jornada Goiana de Dermatologia, no auditório da Sicoob Unicentro Brasileira, em Goiânia. Entre os diversos assuntos abordados para ampliar os conhecimentos dos participantes, estava o peeling de fenol.


Recentemente, esse tratamento gerou curiosidade após a viralização de um vídeo da paciente de uma clínica de estética em Caxias do Sul (RS). A substância química utilizada, o fenol, atinge as camadas profundas da pele, conseguindo alcançar até a derme. Assim, promove uma severa descamação, o que pode assustar durante a recuperação.


No entanto, isso é necessário para alcançar o objetivo do rejuvenescimento. O médico dermatologista Fábio Rebucci (CRM/SP 126472 | RQE 28250) foi o responsável pela palestra sobre o assunto na Jornada e explicou que a indicação envolve os pacientes com rugas muito profundas e acentuadas. 


“Não deve ser feito em pacientes que melhorariam suas rugas com tratamentos menos invasivos, como preenchedores, toxina botulínica e os bioestimuladores injetáveis. Caso melhorem com esses outros tratamentos, o peeling de fenol não é indicado”, alertou. Quando a recomendação é inadequada, como para as pessoas com envelhecimento leve, podem surgir cicatrizes e manchas profundas.


Além disso, é fundamental ter uma série de cuidados. Durante o procedimento, por exemplo, o paciente precisa ser monitorado por médicos experientes e, obviamente, ser conduzido por um dermatologista. Fábio esclareceu que isso é necessário pelo risco de absorção sanguínea do produto e possíveis problemas cardíacos. 


Na recuperação, médico e paciente ficam em contato a todo momento, uma vez que o especialista irá monitorar o processo de cicatrização. 


Apesar de aparentar ser agressivo com a pele, o peeling de fenol não a deixa mais sensível ou suscetível aos danos dos raios solares. Na verdade, ajuda a combater o câncer de pele. “Pode tratar lesões pré-cancerígenas ou até mesmo alguns tipos de câncer de pele basocelular, caso o paciente tenha. Não deixa a pele mais sensível ao sol, pelo contrário, a torna mais protegida e tratada”, ressaltou Fábio Rebucci.


Os assuntos que estão sempre nos consultórios não ficaram de fora


A  92ª Jornada Goiana de Dermatologia também abordou diversos outros temas que estão sempre presentes no dia a dia dos dermatologistas, como estética periocular; sedação e bloqueio para tratamentos; transplante capilar; e rosácea, entre outros.


No segundo dia de evento, no sábado (12), foi a vez do curso prático, que teve o apoio do serviço de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG). Os participantes puderam entender mais sobre o peeling de fenol, protocolos capilares e rejuvenescimento com HArmonyCa™️ e Juvéderm.


Dezembro Laranja


Na abertura da Jornada, o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás (SBD-GO), Eduardo Álvares, ressaltou a importância deste encontro, o último de 2022. “Esse encontro tem um significado muito especial para mim, pois é também o último evento científico de nossa gestão iniciada em 2021”, disse, ressaltando ter sido uma enorme responsabilidade estar à frente da SBD-GO.



“Presidir à Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Goiás, após tantos nomes importantes da nossa especialidade e tantas referências na área médica terem ocupado esse cargo, não é nada fácil. Mas, há quase dois anos, aceitei esse desafio e, a cada dia, procurei fazer o meu melhor, sempre com o apoio dos colegas da diretoria”, declarou o presidente, que fez um rápido balanço da gestão.



Ele também aproveitou para convidar os colegas a fazerem da Campanha Dezembro Laranja 2022 a melhor de todos os tempos. “Depois de dois anos de interrupção, vamos retomar nossas ações sociais, com o atendimento à população e espero todos lá no dia 3 de dezembro. Conto com vocês”, disse.


FALE CONOSCO




(62) 3251-6826


contato@sbdgo.org.br


Av. Portugal, Qd. L29, Lt. 1E, 15° Andar, Sala B1509, Cond. Órion Business & Health Complex, Setor Marista. CEP: 74150-030 - Goiânia - GO


2024 - Todos os direitos reservados.