SBD-GO
NOTÍCIA


09
May

SBD-GO EM POVOADO COM ALTA INCIDêNCIA DE DOENçA DE PELE




“Tour Câncer de Pele 2023” foi realizado nos dias 5 e 6 de maio, em Araras, onde há a maior taxa mundial de Xeroderma Pigmentoso


O câncer de pele é o tipo mais comum de neoplasia no Brasil, segundo levantamentos do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Essa doença é ainda mais perigosa em um povoado goiano: o de Araras, distrito de Faina e que tem incidência alta de uma condição chamada de "Xeroderma Pigmentoso”.


Essa doença, com origem em mutações genéticas, promove grande sensibilidade à radiação ultravioleta. Assim, a pessoa sofre com várias lesões na pele e maiores chances de desenvolver o câncer. Em Araras, com uma população de 800 moradores, existem cerca de 40 pessoas diagnosticadas com o problema, sendo a maior taxa proporcional do mundo.


Por isso, há anos, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e a Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Goiás (SBD-GO) dedicam uma atenção especial a esse povoado. Nos dias 5 e 6 de maio, as entidades, com o patrocínio da La Roche Posay, realizaram o “Tour Câncer de Pele 2023”, que também contou com o apoio da Associação Brasileira do Xeroderma Pigmentoso (ABXP).


O presidente da SBD-GO, Marco Chaul, participou da ação, que contou com um trailer totalmente equipado, no qual os médicos dermatologistas voluntários realizaram mais de 180 atendimentos, de consultas de diagnóstico e orientações até pequenas cirurgias para a retirada de lesões cancerígenas. 


“Foram realizadas mais de 70 cirurgias e, mais uma vez, contamos com o apoio dos colegas dermatologistas que dedicam seu tempo a fazer o bem e a cuidar de quem precisa. A todos, nosso muito obrigado!”, disse o presidente da SBD-GO.


Os pacientes também tiveram a oportunidade de passarem pelos cuidados de médicos oftalmologistas e cirurgiões-dentistas, além de obterem atendimentos para a emissão de documentos, como RG e CPF.


Os cuidados se estenderam ainda à distribuição de protetores solares e peças de roupas que ajudam a evitar a exposição excessiva aos raios do sol. Ações sociais como essas fazem parte das atividades da SBD e da SBD-GO.


FALE CONOSCO




(62) 3251-6826


contato@sbdgo.org.br


Av. Portugal, Qd. L29, Lt. 1E, 15° Andar, Sala B1509, Cond. Órion Business & Health Complex, Setor Marista. CEP: 74150-030 - Goiânia - GO


2024 - Todos os direitos reservados.