SBD-GO
NOTÍCIA


31
Dec

CâNCER DA PELE PODE SER PREVENIDO DESDE A INFâNCIA



    A proteção solar por meio de filtros solares e proteção física, como bonés e barracas de praia, nos primeiros 18 anos de vida, diminui em até 85% o risco de desenvolvimento do câncer da pele na idade adulta.

    O câncer da pele tem baixa taxa de mortalidade porque pode ser diagnosticado precocemente por ser visível. No entanto, as lesões decorrentes da doença podem destruir os tecidos onde foram desenvolvidas.

Grupos de risco

    Crianças ou adolescentes de pele, cabelos ou olhos claros, com sardas, que se queimam mais do que se bronzeiam, ou com casos de câncer de pele na família fazem parte dos grupos de maior risco de desenvolvimento da doença.

    O dano provocado na pele vai se acumulando durante a infância e a adolescência e o seu resultado aparece na idade adulta. Daí a importância da proteção solar nesta fase da vida, quando a exposição ao sol é muito maior.

    A exposição ao sol sem proteção também é responsável pelo envelhecimento cutâneo e pela formação da catarata. Por isso, recomenda-se que o uso de bonés, viseiras, chapéus e óculos de sol com proteção sejam frequentes.

Educação na infância é o melhor remédio

    Diante deste quadro, mostra-se de extrema importância que a educação comece desde cedo, com as crianças. Enquanto estão sob o controle dos pais, os mesmos devem ensiná-los sobre a importância da proteção solar, para que, na adolescência, esta consciência já esteja formada.


Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia


FALE CONOSCO




(62) 3251-6826


contato@sbdgo.org.br


Av. Portugal, Qd. L29, Lt. 1E, 15° Andar, Sala B1509, Cond. Órion Business & Health Complex, Setor Marista. CEP: 74150-030 - Goiânia - GO


2024 - Todos os direitos reservados.