SBD-GO
NOTÍCIA
11
Dec
Dando continuidade às ações da campanha Dezembro Laranja, Marco Chaul explicou principais pontos dos sinais, diagnóstico e tratamentos dos tumores dermatológicos
Para celebrar a campanha Dezembro Laranja, voltada para a prevenção do câncer de pele, a Associação Médica de Goiás (AMG), sob a coordenação do diretor Waldemar Naves do Amaral, promoveu uma live sobre o tema com as participações do presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Goiás (SBD-GO), Marco Chaul, e do cirurgião oncológico e diretor do Grupo Brasileiro de Melanoma, Flávio Cavarsan.
Na abertura da apresentação, realizada ontem, 10, Flávio Cavarsan observou que o câncer de pele é o mais comum entre os brasileiros, e o cenário ganha ainda maior preocupação com as mudanças climáticas. Um aspecto alarmante, citou, é o crescimento dos índices UV (de raios solares) e seu impacto na saúde da pele.
O presidente da SBD-GO explicou as características de cada tipo de tumor dermatológico, sendo melanoma ou não. Em seguida, apresentou os sinais de alerta para a doença, como pintas assimétricas, com bordas irregulares, cores diversas, diâmetro maior do que seis milímetros e que muda de aparência com o tempo.
“Muita gente tem uma pinta que está há 5 ou 10 anos no mesmo local, mas, de repente, ela começa a crescer, mudar de cor, se alterar e as bordas ficarem irregulares. Isso chama a atenção e é preciso ir ao dermatologista ou a um cirurgião oncológico especialista em melanoma para fazer um acompanhamento e receber a definição se aquela lesão deve ser retirada ou não”, ressaltou o dermatologista, que explicou ainda que o diagnóstico é clínico, utilizando a biópsia apenas para reforçar o achado feito pelo especialista.
Os tratamentos são baseados em técnicas cirúrgicas, a fim de retirar as células malignas presentes no local. Para o melanoma, também podem ser utilizadas a terapia alvo e a imunoterapia que, como mostrou Marco Chaul, aumentam a sobrevida do paciente.
A prevenção que não pode faltar
Em pleno Dezembro Laranja, não poderia ficar de fora da live a explicação sobre as formas de prevenção do câncer de pele. Os cuidados essenciais são:
> Aplicar protetor solar com FPS 30 ou maior diariamente;
> Usar camiseta, chapéu, óculos de sol e outros acessórios que aumentam a proteção;
> Evitar o sol entre 9 e 15 horas.
“Todas as áreas devem ser protegidas e não só o rosto. Infelizmente, vemos diariamente, no consultório, pessoas que usam protetor solar só no rosto”, alertou o presidente da SBD-GO.
Atendimentos no Hospital das Clínicas da UFG
O presidente da SBD-GO, Marco Chaul, mostrou também os resultados do atendimento realizado no dia 2 de dezembro, no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG), por médicos dermatologistas voluntários.
Na ação, que é tradicionalmente feita nas campanhas Dezembro Laranja da Sociedade, foram diagnosticados mais de 140 casos de carcinoma basocelular e 12 de melanoma, entre outros tumores malignos. Todos os pacientes foram encaminhados para dar seguimento ao tratamento na entidade.
Para conferir mais informações e assistir a live completa, acesse a página no Facebook da AMG: www.facebook.com/amgoias