SBD-GO
NOTÍCIA


31
Dec

O VILãO DA PELE SAUDáVEL



    Durante toda a vida e, principalmente na infância e na adolescência, as exposições repetidas ao sol exercem efeito sobre a pele de forma acumulativa. O dano causado só se manifestará com o passar dos anos. Mesmo naqueles que não frequentam praias, o efeito da exposição diária da pele ao sol vai aparecer no futuro, trazendo todas as características da pele “fotoenvelhecida”.    
     Enquanto somos jovens, a pele possui mecanismos que corrigem o dano solar, não permitindo o surgimento das alterações causadas pelo sol. No entanto, o efeito se acumula e mais tarde os mecanismos de defesa não conseguem mais reverter o mal causado à pele. É quando os sinais do envelhecimento começam a aparecer.
Além de causar o envelhecimento cutâneo, as queimaduras solares repetidas e frequentes deixam a pele mais predisposta ao surgimento do câncer, especialmente em indivíduos de pele clara (fototipos I e II). A radiação ultravioleta do sol, além de alterar o código genético das células, inibe mecanismos de defesa que nos protegem contra o câncer da pele.
     Algumas das características do envelhecimento cutâneo, como as “casquinhas” e “asperezas” que aparecem com a idade, são lesões que podem vir a se transformar futuramente em um câncer da pele e devem ser tratadas.


Como prevenir o fotoenvelhecimento?    
    A principal forma de prevenir o envelhecimento da pele é a proteção solar, que deve ser iniciada na infância. A educação desde cedo cria o hábito saudável da proteção solar, que deve continuar por toda a vida.Tomando-se certos cuidados, os efeitos danosos do sol podem ser atenuados. Veja como proteger sua pele da radiação solar:

  • -Use protetores solares sempre que sair ao sol, com FPS 15 ou maior, nas áreas de pele não protegidas pelas roupas e que mais envelhecem, como a face, pescoço, colo, braços e mãos.
  • -Para o dia a dia, dê preferência aos filtros solares “oil free” que são mais agradáveis de usar, pois não deixam a pele gordurosa.
  • -Use sempre um filtro solar com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 15, aplicando-o generosamente pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol e sempre o reaplicando após mergulhar ou transpirar excessivamente.
  • -A duração da ação de um filtro solar é de cerca de 2 horas. Após este período deve ser reaplicado.
  • -Use chapéu e guarda-sol quando for à praia. Ainda assim, use o filtro solar, pois parte da radiação ultravioleta reflete-se na areia atingindo a sua pele.
  • -Evite o sol no período entre 10 e 15 horas.

FALE CONOSCO




(62) 3251-6826


contato@sbdgo.org.br


Av. Portugal, Qd. L29, Lt. 1E, 15° Andar, Sala B1509, Cond. Órion Business & Health Complex, Setor Marista. CEP: 74150-030 - Goiânia - GO


2024 - Todos os direitos reservados.