SBD-GO
NOTÍCIA


31
Dec

SBD ESCLARECE USO DE PROTETOR SOLAR PARA BEBER



Em virtude da divulgação feita pela mídia de uma nova forma de proteção solar por meio da ingestão de um líquido, o Departamento de Fotobiologia da SBD apresenta seu posicionamento aos associados e a sociedade em geral. Primeiramente, vamos ao resumo dos fatos:

 1 – Desde 2012 a empresa Norte Americana Osmosis Skincare divulga em seu site um produto denominado  Harmonized H2O– UV neutralizer, em versões Tan Enhancing e No Tan Enhancing.

2 – Os produtos, segundo informações da página da empresa, são constituídos de água energizada que contém frequências capazes de vibrar com a incidência da radiação solar, absorvendo 97% da radiação UVB e UVA.

3 – Segundo citado na página da empresa, o efeito do produto, se ingerido corretamente, equivaleria a um protetor solar FPS 30 com dióxido de titânio e óxido de zinco na redução do eritema causado pelo sol.

4 – Algumas pessoas, não mais que 1%, poderão não obter os resultados do produto por motivos desconhecidos, ainda segundo informações da empresa.

5 – O modo de uso é a ingestão de 2 ml a cada quatro horas, iniciando a primeira dose uma hora antes da exposição ao sol. Recomenda-se, segundo informa a empresa, proteção alternativa se exposto em demasia ao sol.

6 – O produto foi lançado no Reino Unido recentemente e noticiado pelo jornal Daily Mail, estimulando o surgimento de notícias no Brasil nos últimos dias.

7 – Não identificamos, até o presente momento, nenhuma publicação científica sobre o assunto, sendo todas as informações colhidas na página da própria empresa.

8 – Não há evidências, em publicações científicas de que qualquer produto ingerido possa ser capaz de reduzir a produção de eritema decorrente de UV em 30 vezes, exceto o uso prévio de anti-inflamatórios orais não esteróides ou corticoesteróides, o que evidentemente não deve ser recomendado de forma habitual.

9 – Não há relatos de literatura sobre a ingestão de água energizada com capacidade de vibrar na presença de radiação UV incidente e, dessa forma, absorvê-la em 97%.

Posição da SBD:

1 – Tendo em vista os fatos acima descritos, a SBD não recomenda, no presente momento, a prescrição e o uso deste produto com a finalidade de proteção solar.

2 – O uso de medidas fotoprotetoras convencionais, como a aplicação regular do fotoprotetor tópico, são as únicas medidas reconhecidas pela SBD e devem continuar a ser recomendadas e estimuladas pelos dermatologistas.

3 – A SBD aguarda publicações científicas sobre o produto acima citado, sem as quais não o reconhecerá como efetivo e recomendável.


FALE CONOSCO




(62) 3251-6826


contato@sbdgo.org.br


Av. Portugal, Qd. L29, Lt. 1E, 15° Andar, Sala B1509, Cond. Órion Business & Health Complex, Setor Marista. CEP: 74150-030 - Goiânia - GO


2024 - Todos os direitos reservados.