SBD-GO
NOTÍCIA


02
Dec

EFEITOS DO SOL SãO CUMULATIVOS



Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Goiás, o médico Adriano Loyola explica que os efeitos do sol em nossa pele são cumulativos, iniciando-se desde a infância. “A exposição crônica gera uma sobrecarga de radicais livres, que acaba esgotando os mecanismos de defesa da pele, quando então a célula inicia um processo de envelhecimento. Nesta situação, o estresse oxidativo causa mutações genéticas no DNA das células da pele, aumentando a chance de formações de células cancerígenas”.

As causas da doença podem ser externas ou internas ao organismo, estando inter-relacionadas. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas. As externas referem-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes como tempo de exposição solar durante a vida, história de queimaduras solares e uso de câmaras de bronzeamento. “A incidência do câncer de pele é maior em quem tem pele e olhos claros, em quem se expõe ao sol com frequência e de forma prolongada, e em quem tem mais de 40 anos”, conta o presidente.

A retirada cirúrgica do câncer de pele, com margem de segurança adequada, é o procedimento com melhor índice de cura. Segundo Adriano Loyola, deve ser sempre a primeira opção de tratamento. No caso da impossibilidade de se realizar a cirurgia, o tratamento pode ser feito através da destruição das lesões por radioterapia, terapia fotodinâmica ou criocirurgia com nitrogênio líquido. “Quanto antes a lesão for retirada, maior a chance de se curar a doença e de se evitar a disseminação de células cancerosas para outros órgãos, muito rara nos casos de carcinoma basocelular, mas muito frequente nos casos de melanomas não tratados”.


Data: 2 de dezembro de 2017

Veículo: Jornal O Popular

Mídia: Web (portal)/ Impresso

Assunto: Dezembro Laranja: 

Título: Efeitos do sol são cumulativos

Link: https://www.opopular.com.br/editorias/magazine/efeitos-do-sol-s%C3%A3o-cumulativos-1.1407854#



FALE CONOSCO




(62) 3251-6826


contato@sbdgo.org.br


Av. Portugal, Qd. L29, Lt. 1E, 15° Andar, Sala B1509, Cond. Órion Business & Health Complex, Setor Marista. CEP: 74150-030 - Goiânia - GO


2024 - Todos os direitos reservados.